ONU-Habitat abre inscrições para o Circuito Urbano 2025

Brasília, 27 de junho de 2025 – Estão abertas até 18 de julho as inscrições de eventos para o Circuito Urbano 2025, plataforma promovida pelo Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) com apoio institucional do Ministério das Cidades. A iniciativa integra as atividades do Outubro Urbano e busca dar visibilidade a encontros que discutam soluções para tornar os centros urbanos mais justos, inclusivos e sustentáveis.

A sétima edição do Circuito ocorrerá de 1º a 31 de outubro com o tema “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”. Podem se inscrever pessoas e organizações dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil por meio do site www.circuitourbano.org.

Quatro linhas temáticas

Os eventos precisam se enquadrar em uma das seguintes frentes:

  • Ação climática e meio ambiente urbano – iniciativas de mitigação, resiliência e sustentabilidade;
  • Moradia adequada no centro do planejamento urbano – projetos que reforcem o direito à habitação digna;
  • Redução das desigualdades urbanas – propostas voltadas à justiça social e à superação da segregação territorial;
  • Dados, inovação e cidades inteligentes – soluções tecnológicas baseadas em evidências e centradas nas pessoas.

As atividades podem ser presenciais, virtuais ou híbridas. As selecionadas receberão apoio institucional do ONU-Habitat, material de divulgação e espaço no canal do Circuito Urbano no YouTube.

Integração entre agendas urbana e climática

A diretora-executiva do ONU-Habitat, Anacláudia Rossbach, destacou que a realização da COP30 em novembro, em Belém, reforça a necessidade de unir as agendas urbana e climática, lembrando que mais de um bilhão de pessoas vivem em assentamentos informais vulneráveis aos efeitos das mudanças do clima.

O ministro das Cidades, Jader Filho, afirmou que o governo federal quer colocar as cidades brasileiras no centro das discussões internacionais sobre desenvolvimento sustentável, ressaltando que iniciativas como o Circuito Urbano ampliam o debate e preparam o país para a participação na conferência global.

Programação ampliada

Além dos eventos inscritos, o Circuito contará com o Palco Central, série de encontros organizados pelo ONU-Habitat para aprofundar os temas prioritários, e com o Caminho da Ação, destinado a campanhas e iniciativas de maior impacto.

Outubro Urbano

Movimento global do ONU-Habitat, o Outubro Urbano começa com o Dia Mundial do Habitat, em 6 de outubro, que neste ano abordará “Resposta a crises urbanas”, e termina em 31 de outubro, no Dia Mundial das Cidades, cujo foco será “Cidades inteligentes centradas nas pessoas”.

Desde 2018, o Circuito Urbano já apoiou cerca de mil eventos em todo o país. Em 2023, foram 203 encontros, 29 mil visualizações no YouTube, 14,4 mil participantes e 450 horas de conteúdo disponibilizado.

As regras completas, critérios de seleção e orientações para inscrição estão disponíveis no site oficial.

Com informações de ArchDaily Brasil

Posts Similares

Deixe uma resposta